Quadrinhos – Material Didático

De acordo com as demandas do projeto, produzimos uma lista de materiais didáticos pedagógicos para serem utilizados nas aulas de filosofia. Com esses materiais prontos, passamos agora pela fase de testes com os alunos. Segue-se aqui a experiência da bolsista Edvanda de A. Freire com o a produção de quadrinhos em sala de aula no Estadual da Prata, se utilizando do Mito da Caverna como tema.

“A minha proposta foi trabalhar com a construção escrita e artística da alegoria da caverna em quadrinhos na sala de aula, para que eu consegui-se avaliar o desenvolvimento dos alunos em relacionar o assunto com o desenho de forma lúdica, mais antes de pedir que os alunos desenvolvessem esse trabalho, eu mesma fiz um esboço e apresentei a eles:

Mito01

Desenhei duas crianças conversando, e ociosos decidiram brincar de esconde-esconde, ao falar de esconder Joãozinho lembrou que ouviu falar em algum momento de uma história de pessoas que estão presas em uma caverna, acorrentadas.

Mito02

Quando comecei a aula expositiva dialogada com demonstração das imagens desenhadas por mim, com o diálogo, os alunos não esperaram eu terminar a explicação e começaram a perguntar o que seria a caverna, a escuridão, as pessoas, e com isso construí com eles uma ligação das imagens e aqueles personagens com a nossa realidade, e expus que a filosofia nunca se finda, mas sim se constrói e se renova a cada momento.”

A proposta para os alunos após essa exposição foi que, se utilizando do que compreenderam, produzissem seus próprios quadrinhos relacionando o tema com sua imaginação, e estes foram alguns dos resultados:

Clique nas imagens para ampliar

Deixe um comentário